Belchior, super-homem

Belchior 2

Nos últimos meses eu vinha publicando seguidamente algumas coisas sobre Belchior. Era como se a obra dele estivesse repercutindo ainda mais forte em mim. Talvez por exigência do nosso tempo ou mesmo por disposição minha, por estar vivendo situações que me levam a ter maior abertura em relação a sua poesia e uma afinidade pela forma como ele encarava o mundo. Ou as duas coisas, não sei explicar. Não é por acaso que ele tenha partido justamente no momento em que suas ideias parecem fazer mais sentido que nunca. Não me refiro aqui a sua filosofia ou às ideias políticas, que são fundamentais, mas à intensidade da presença dele, que ecoava mesmo estando fora de cena. É o tom profético e messiânico, o ritmo amargo, a lâmina da voz, o gesto ácido e gentil, que variam entre sentimentos sinceros de amor e fúria.

Tive a oportunidade de assistir ao show dele no Bar Opinião, em Porto Alegre. Foi lá que eu me convenci de que não se tratava de mais um artista-cantor-poeta-filósofo, mas de alguém cuja missão era dar vida às coisas que estão no fundo de algum lugar meio secreto e selvagem. A ressonância da palavra poética em suas canções da uma dimensão real aos fenômenos da experiência humana que evitamos ou que julgamos inacessíveis. Imagina como seria se não apenas ouvíssemos as músicas do Belchior, mas também a vivêssemos?

Fico feliz que as canções estejam soltas por aí, causando perigo. Não é só um perigo ao sistema do mundo, mas a cada um de nós. Embora eu ainda esperasse uma volta triunfante dele nos palcos, fico satisfeito que tenha morrido assim sem dar satisfação a ninguém. Há um conteúdo trágico na morte do Belchior que também nos serve de lição.

– Lisandro Moura –

Deixe um comentário

