Belchior desafinado

“É preciso desafinar de novo, é preciso desenrolar o carretel da linguagem até onde dá, desafinar o coro dos contentes”.

Belchior na intimidade, no início de carreira, bem novo e já possuidor de uma aura profética. Nesse programa ele se mostra um conhecedor profundo do nordeste, intercala músicas com impressões antropológicas sobre a cultura popular. Fala da sua origem, da influência ibérica na música nordestina, a importância do messianismo, de quando ele cantava nas festas religiosas, seu apreço ao “sentimento místico da multidão”, fala de sua partida para São Paulo e o quanto ele sentia na pele o desenraizamento que a cidade lhe proporcionava, em comparação com o estado de comunhão que havia no norte, no seu chão. Fala também da ligação com a Tropicália e com Caetano, Gil e Torquato. O Tropicalismo lhe proporcionou uma abertura ao mundo contemporâneo ou, como ele mesmo diz, permitiu “dar um grito na hora certa”. Antes de tornar-se músico, foi um conhecedor da poesia, “menino de colo” que ganhava uns trocados para recitar poemas de Rimbaud, Baudelaire, Pessoa, entre outros que foram responsáveis por dar a sua música um sentimento poético e filosófico. Diz que veio pra trazer uma nova linguagem à música popular brasileira, “novas palavras, novos signos, novos símbolos”, e faz uma crítica contundente a todo tipo de idolatria, o que talvez explique hoje o seu desaparecimento. Então, fico só imaginando a grandiosidade de uma pessoa que mistura tradição nordestina messiânica firmada em João Cabral, Luiz Gonzaga, João do Vale e Jackson do Pandeiro com o pop do anos 60, Beatles e Tropicália, e que ainda consegue ir além disso tudo. Não é pra qualquer um… Belchior, cadê você?!

“Tudo é norte, tudo é sul. Tudo é leste, tudo é oeste. Tudo é sol e tudo é lua. Todo tempo é tempo. Todo tempo é contratempo.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: